Clube fundado em 1973 por membros adventistas que se reuniam no IAGP. Auxiliou a construção da Igreja do Marco pois foi o clube que auxiliou a carregar os bancos para o recém inaugurado prédio da Igreja do Marco.
Através do Clube Pioneiros outros Clubes foram fundados como o clube Radar e o clube Alpha.
A época de sua fundação se chamava Pioneiros, após a morte de um de seus diretores foi feita uma homenagem ao mesmo e o clube passou a se chamar Pioneiros Ismael Malavasi Boti, Pioneiros IMB.
Em 2014 foi o único clube de Belém a participar do Campori da Divisão Sul Americana como Clube. Em 2016 o nome foi alterado para Pioneiros do Marco e suas cores foram alteradas para azul e vermelho, também a bandeira e o brasão foram alterados. Em 2016 no dia mundial dos desbravadores o Clube apresentou a igreja o Coral do Clube com mais de 60 membros.
Durante o VIII Campori da União Norte o Clube Pioneiros foi avaliado como o melhor Clube da União Norte. Em 2017 o Clube possui mais de 100 membros e suas atividades são realizadas aos domingos de 8 as 11:30 da manhã e durante as reuniões dos pequenos grupos de unidades, onde são realizadas as tradições, especialidades e dinâmicas entre as unidades.
Em 2020, devido a pandemia do Corona vírus, o clube precisou adaptar suas atividades de forma on-line para contribuir com a política do distanciamento social, sendo um grande desafio as reuniões de whatsapp e zoom.
Hoje o Clube possui 12 unidades e 1 vez ao mês tem 1 final de semana livre para que o desbravador possa se dedicar a outras atividades. O Clube Pioneiros possui fanfarra com mais de 50 instrumentos e está formando sua banda musical e seu pelotão de elite em ordem unida.